sábado, 11 de julho de 2009

Pense Magro

O livro tem sido de grande ajuda.

Ele tem as seguintes propostas:

1) Ajudar a diferenciar o que é fome de vontade de comer. Quando não seguimos um planejamento alimentar é muito fácil confundir as duas coisas. Se temos um planejamento alimentar adequado às nossas necessidades e o foco no objetivo de emagrecer e ter uma vida melhor, garanto que não sentimos fome. Muito da nossa "fome" é de não sabermos lidar com nossos sentimentos.

2) Ajudar a aumentar nossa tolerância à fome e ao desejo incontrolável de comer. A fome passa. Quantas vezes tivemos que fazer jejum pra algum exame e não morremos por isso? O importante é descobrir como controlar essas sensações sem sofrimento.

3) Eliminar o gostar da sensação de comer exageradamente. Bem, esse item é bem interessante pra mim. Porque há duas coisas diferentes: saciedade e sensação de estufamento. No início foi difícil eu lidar com a ausência da sensação de estufamento. Porque eu gostava dessa sensação e me sentia 'confortada' com ela. Estou reaprendendo a deixá-la de lado para apenas sentir 'saciedade' e não 'estufamento'.

4) Ajudar na consciência da quantidade de alimento que consumimos. Muitas vezes 'nos enganamos' em relação à quantidade de alimentos que devemos comer. Só um pouquinho não fará diferença. Mas 'vários pouquinhos' fazem sim!

5) Ajudar a eliminar o hábito de buscar conforto no alimento. É certo que eu faço isso muitas vezes. Basta eu constatar o momento por que estou passando pra verificar que busco conforto no alimento. A solução é aprender a lidar com nossos sentimentos de forma que a comida fique de lado nessa hora. Comida alimenta o corpo. Busque algo que alimente seu espírito!

6) Ajudar no sentimento de desamparo e sem esperança quando engordamos. O 'recomeçar' deve ser sempre uma opção válida. A qualquer momento.

7) Ajudar a eliminar a sensação de injustiça. Porque todos podem comer de tudo e eu não? Esse pensamento é muito comum, mas não é satisfatório. Eu tive esse pensamento por muito tempo. Coitada de mim, não posso comer de tudo, sou gorda, sou infeliz, porque Deus fez isso comigo? Eu não consigo acreditar que tinha esses tipos de pensamentos... Hoje minha visão é totalmente diferente!! Eu sou feliz porque posso ESCOLHER comer coisas boas e não preciso ficar me entupindo de coisas que me fazem mal!!

8) Ajudar a não interrompermos a dieta assim que emagrecemos. Essa questão é interessante. 'Estar de regime' é muito triste. O que devemos ter é um 'planejamento alimentar' saudável para a manutenção de nossa saúde e segui-lo. Não há 'proibidos'. Há coisas 'não convenientes'. E devemos seguir algo que consigamos seguir pelo resto da vida.

E por fim:

"Se você puder identificar os estímulos que provocam os pensamentos sabotadores e que o levam a comer de maneira inadequada, você poderá minimizar sua exposição a eles ou mudar a forma de enfrentá-los." - 'Pense Magro' de Judith S. Beck

Os comentários acima são todos meus. Utilizei apenas as características listadas em itens que a autora descreve no livro.

Hoje li o "dia 3" que consiste na seguinte tarefa: "comer sentado".

Puxa, essa é boa, tiro de letra porque isso eu faço sempre. Dificilmente como fora da mesa ou em frente à TV. Arrumo a mesa, sento e como. Só falta eu voltar a comer mais devagar e prestando atenção na comida. Isso eu fazia bastante, agora anda meio automático.

Olha quanta coisa pra voltar a fazer...

É que se comemos com consciência, comemos apenas aquele tanto suficiente para nos satisfazer e ficarmos felizes por estarmos seguindo aquele planejamento.

Enfim, vamos em frente!

Casa nova, blog novo, e alguns quilinhos a eliminar. Já foi muito mais difícil. Agora, basta foco e força de vontade!!!

Bjos!!! Cris

2 comentários:

  1. Oi Cris, ehhhh tudo novo então??? Q bom, eu tb me assustei com o meu peso, mas anda tãoooo díficil controlar a boca, ai ai... bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. oi cris casa nova vida nova e daqui a pouco peso novo né bjs e um otimo começo de semana.

    ResponderExcluir