quinta-feira, 30 de julho de 2009

Superando o medo de 'passar fome'

Boa tarde!

Tentei postar hoje de manhã, mas tive uns problemas e acabei desistindo.

O que eu queria dizer é que estou no meio do meu experimento de "tolerância à fome".

Reli o capítulo referente ao exercício e vi que esqueci de comentar o real objetivo do mesmo.

O fundamental objetivo do exercício (ficar sem almoçar por um dia, tomar apenas o café da manhã e só voltar a comer no jantar) é me ajudar a superar o medo de passar fome.

Pensando bem, é um motivo bem justo.

Nesses últimos anos eu também me deparei com esse medo. Essa sensação de "sentir fome" é um desconforto que sinaliza que "algo está faltando" e eu certamente o relacionava com alguma carência minha.

Carência afetiva, claro. E não carência de nutrientes (vitaminas, proteínas, carboidratos). Ou também. Vai saber quais elementos químicos faltavam/faltam no meu corpo para que ele funcione bem. E se o corpo não funciona bem, a mente sai do eixo também, não é mesmo?

Eu faço tratamento ortomolecular há dois anos e as mudanças são visíveis: dificilmente fico doente, sou muito mais bem-humorada, me sinto mais leve em todos os aspectos. A ortomolecular mexeu com minha energia e com a composição química do meu corpo físico.

Enfim, voltando ao assunto, estou aprendendo que a FOME não é uma EMERGÊNCIA e que eu não preciso necessariamente comer quando a sinto.

Isso tudo é pra eu me lembrar naqueles momentos mais difíceis, em que estou seguindo um planejamento alimentar saudável (seis refeições ao dia, com qualidade e quantidade certas), mas que porventura eu venha a sentir fome nos intervalos.

A gente sempre sente fome nos intervalos, né? Se não 'sempre', 'geralmente'. hehehe

E geralmente é nosso desconforto emocional clamando por aconchego...

Estou sobrevivendo. Firme e forte no propósito de seguir as orientações do livro.

Divertido? Nem tanto. Mas estou acreditando que vou conseguir aprender algo com isso. hehehe

Ah! Esqueci de comentar: a balança marcou um quilo a mais. :(

Mas essa semana foi difícil, cheia de preocupação e com muitas festas (1 festa de aniversário, 1 festa de despedida, 1 balada e 1 jantar com amigos ontem à noite). Resultado mais do que justo, já que exagerei mesmo...

Bjos e até mais!!! Cris

2 comentários:

  1. oi cris eu te entendo até eu estava indo pra varias festas mais a gente sempre volta ao normal né bjs linda e uma otima sexta.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, eu sei bem como é... tb tenho esse medo de "passar fome" é um sentimento estranho e naum entendia muito o pq disso, mas lendo o q vc escreveu é bem isso mesmo, é essa carência, essa coisa de achar q comendo tudo melhora... ai ai, vivendo e aprendendo né?
    Bjs amiga

    ResponderExcluir